domingo, 10 de novembro de 2013

Dia "D"...Habemus motor!!

O passado dia 26 de Outubro de 2013 foi, claramente, o dia onde ganhei novamente ânimo para pegar no meu mini e metê-lo na estrada. Este dia tinha tudo para correr bem. Mesmo que o motor não pegasse, eu já tinha feito o dia. 

Tudo começou quando o meu amigo Ricardo Nobre apareceu cá em casa montado no seu grande, mas pequeno Austin Cooper S de 1964, uma verdadeira obra de arte. Este carro está praticamente todo original, desde o vermelho correcto (dos poucos, senão o único em Portugal), aos cabos de vela originais, ao bloco, entre outras peças já impossíveis de encontrar para este modelo! No entanto, o pouco que não é original tem a ver, e bem na minha opinião, com o grande dilema: originalidade vs funcionalidade. Para os mais curiosos aconselho vivamente a consultarem o blog do Ricardo, de modo a verem mais aprofundadamente o que foi feito - http://rsn-mk1.blogspot.pt/.

Mal ele chegou, como é óbvio, fomos dar uma volta no mini dele. Está inacreditável, equilibrado e com muita alma. Por incrível que pareça, por momentos esqueci-me que tinha um, não queria sair dali nem por nada deste mundo! Foi uma sensação indescritível e fiquei bastante motivado para voltar a dar vida ao meu!






Como o Ricardo veio cá com intuito de me dar um novo ânimo, voltámos para a garagem e metemos mãos à obra!! Vimos e revimos o ponto do motor, rodámos o distribuidor, afinámos válvulas, mas o motor não queria pegar nem por nada deste mundo. Para o Ricardo isto já se estava a tornar um desafio pessoal, não havia explicação para o motor não pegar, já tinha sido tudo visto e revisto, não havia por onde falhar. Já eu, estava cada vez mais inclinado para abrir o motor novamente e ver tudo o que lá estava feito…mas do nada, o Ricardo lembra-se de comparar a ordem de ignição do motor com o rotor do distribuidor e vimos que a mesma estava errada. Ou seja, inicialmente tínhamos pensado que a distribuição estava mal montada, mas acertámos com a ordem e metemos o carro a trabalhar…o dia tinha chegado…


Mais tarde verificámos que o distribuidor não estava no ângulo correcto, logo a ordem de ignição ficava incorrecta. Isto resolve-se facilmente rodando o distribuidor.

Com isto já mandei vir o material que falta para meter o motor todo certo e estável. Agora resta-me agradecer ao Ricardo que me deu um enorme avanço e motivação para acabar o carro. Até breve amigo!



Sem comentários:

Enviar um comentário